5 dicas de como compor seu portfólio

Janser Bob blog post

Todo mundo precisa de um portfólio. Isso é o que eu diria se você me perguntasse. Em parceria com o seu currículo, um portfólio pode ampliar sua visibilidade como profissional e dar a você uma vantagem significativa em relação a outro candidato que não tem.

Bem, pode fazer sentido você me diria. Mas portfólios são apenas para designers ou arquitetos, correto?

A resposta é não. Você pode definitivamente incorporar esse recurso em sua caixa de ferramentas de busca de emprego e criar uma vantagem competitiva significativa para você.

Hoje tenho para compartilhar com você 5 dicas sobre como compor seu portfólio:

Principais realizações

O portfólio mais popular, aquele usado por designers, normalmente inclui os melhores recursos visuais criados para uma campanha ou cliente em específico. Às vezes, eles também incluem detalhes que se referem ao problema do cliente e aos resultados gerados.

Bem, a mesma coisa você pode fazer mesmo não sendo um designer. Primeiro, liste todas as conquistas que você alcançou em sua carreira. Eles podem estar relacionados a um projeto do qual você foi membro, uma tarefa voluntária pela qual você foi responsável ou um resultado que você gerou, como vendas ou um marco alcançado.

A ideia é listar tudo o que você fez para identificar os principais dentro de sua lista. Os que são mais significativos em termos de impacto e resultados gerados.

Essas conquistas são aquelas que você incluirá em seu portfólio, como exemplos de coisas que você fez que representaram sua contribuição para a função pela qual você foi responsável.

Como bônus, compondo desta forma, este exercício lhe ajudará recapitulando todas as coisas que você já fez, proporcionando clareza e confiança para falar sobre o seu portfólio.

Traduza em números

Números criam confiança. Eles tornam eventos e ações tangíveis pela perspectiva do destinatário, ficando mais fácil entender o que foi feito.

Faça o seu melhor para identificar e incluir em seu portfólio o máximo possível de informações quantitativas. Independentemente do tipo de trabalho que você está procurando, descreva o que você fez e o resultado.

Satisfação do cliente, vendas, redução de custos, receita, métricas de produtividade, etc. Cada projeto cria um impacto em uma métrica particular que mede o quão bem-sucedido você foi em sua contribuição.

Ao traduzir suas conquistas em números, você também está facilitando o entendimento sobre o que você já gerou. As pessoas tendem a memorizar os números com mais facilidade quando internalizados em uma história.

Compare as duas sentenças:

Frase # 1:
“Responsável pela satisfação do cliente.”

Frase # 2
“Responsável pelo atendimento ao cliente, aumentando a satisfação do cliente de 30% para 60% em 3 meses.”

Qual deles é mais atraente e atraente para você? Acho que você entendeu meu ponto.

Adapte de acordo com a descrição do trabalho

De regra, você deve ter um portfólio específico para cada aplicação de vaga para destacar suas realizações com base nos requisitos da descrição de cargo.

No entanto, minha sugestão é compor um portfólio genérico que represente todas as grandes contribuições que você gerou.

A partir daí, você pode personalizar seu portfólio, adicionando ou removendo algumas conquistas, dependendo das expectativas da vaga.

Tente ser mais o mais específico possível em sua busca de emprego. Caso contrário, você terá que criar uma grande lista de realizações, o que pode não ser produtivo para você.

Portfolio online

Sim, para ampliar sua visibilidade, construa seu portfólio online. Existem muitas ferramentas gratuitas para compor seu portfólio gratuitamente. Compartilhar seu portfólio em um único link tornará sua vida mais fácil ao se promover para recrutadores e em seu contatos de networking.

Não seja exigente, esperando criar o melhor portfólio do mundo em sua primeira rodada de desenvolvimento. Molde seu conteúdo progressivamente, tentando transmitir suas realizações com a maior clareza possível.

Uma alternativa rápida e simples é compor seu primeiro portfólio em um PDF. Em seguida, adicione-o ao seu perfil do LinkedIn na seção de destaques, área dedicada para fazer upload de qualquer tipo de arquivo que você considere relevante para incluir em seu perfil.

Mantenha-o atualizado

Independentemente do formato, manter seu portfólio atualizado é fundamental. Agende uma revisão periódica com base nas suas realizações e suas expectativas do mercado.

As chances são de que quanto mais longe você avança em sua carreira, mais especializado você estará posicionado.

À medida que você se especializa, você deve destacar em seu portfólio apenas as conquistas relacionadas à sua função atual ou aquelas que podem criar uma “ponte” entre sua função atual e a posição que você busca.

Manter-se atualizado, atualizado e visualmente atraente é importante para representar a melhor versão de você mesmo.