A decisão de obter um diploma em outro país como estudante internacional é um marco importante. É provavelmente responsável por um dos grandes passos que você pode dar em sua carreira e, por que não dizer, em sua vida.
Porém, como qualquer outro grande projeto, nos surpreendemos com imprevistos de uma realidade a que não estamos acostumados, mudando nossas expectativas iniciais e pondo em risco todo o plano de terminar nossos estudos se não estivermos preparados para isso.
Como ex-estudante internacional, enfrentei muitos. E para ser honesto com você, nenhum deles estava na minha lista de possíveis obstáculos quando entrei no Canadá pela primeira vez para começar meus estudos.
A lista de desafios é grande e pode definitivamente mudar com base em como seu plano está preparado para lidar com eles de forma proativa. Olhando para trás e refletindo sobre aqueles dias, gostaria de ter alguém para me dizer quais são as mais representativas.
Adivinha? Hoje vou compartilhar com você. Aqui estão eles:
- Logística
- Custo de vida
- Cronograma
- Distrações
Vamos nos aprofundar um pouco em cada desafio que experimentei como estudante internacional:
Logística:
Para a maioria dos estudantes internacionais, você não está apenas começando um novo curso ou pós-graduação em um país diferente, mas também está começando uma nova vida em um novo lugar do zero. Então, as chances são de que, em termos de logística, você conte com transporte público.
De modo geral, o Canadá oferece um serviço de classe mundial em termos de transporte público. Por exemplo, em Toronto, a TTC (Toronto Transit Commission) oferece um bom nível de serviço que pode levá-lo literalmente a qualquer ponto da cidade.
Mas nada é perfeito. Você precisará se preparar para eventuais atrasos, mudanças de rota ou eventos climáticos, como neve, que podem e irão apertar sua programação. Para muitos, ter um carro não é uma opção quando você está apenas começando. Portanto, se você costumava ter mais liberdade para dirigir seu próprio carro de volta para casa, acrescente minutos adicionais em sua programação todos os dias para chegar a tempo para seus compromissos.
Custo de vida:
O custo de vida tem crescido exponencialmente a cada ano no Canadá. Especialmente para um estudante internacional, não é barato começar uma nova viagem devido aos custos de representação que você pode ter no início de sua viagem, como aluguel.
Economize separadamente para despesas inesperadas e adote um estilo de vida frugal durante o período da faculdade.
Embora você possa trabalhar meio período como estudante internacional, não será pago como funcionário em tempo integral como receberá depois de seus estudos; portanto, cada dólar precisa ser gasto com sabedoria.
Cronograma:
O esboço tradicional do curso de um programa de pós-graduação no Canadá é repleto de conteúdo, compactado em um curto período de tempo. É a forma como eles são projetados, não importa a faculdade que você escolher.
Dito isso, não há nada que você possa fazer ao invés de criar uma agenda sólida para organizar todas as tarefas, apresentações e sessões de estudo necessárias. Eles literalmente deixarão você sobrecarregado em algum momento ao longo do semestre.
Minha dica profissional: Faça um planejamento e estude um pouco todos os dias. Não adie tudo para o final do semestre. Essa ação proativa simples vai economizar muita energia, ajudando você a ter sucesso.
Distrações:
Por ser um país desenvolvido com uma ampla variedade de serviços e produtos, é fácil se distrair durante seus estudos como estudante internacional. Distrações que podem fazer você gastar mais dinheiro do que deveria, afastando-o das coisas nas quais você deve prestar atenção e priorizar.
Nunca se esqueça de que o networking, como mencionei em posts anteriores, é fundamental para o seu sucesso como estudante internacional, portanto, faça o possível para se envolver com seus professores. Invista seu tempo em coisas que irão alavancar as etapas críticas necessárias para o sucesso e adie as outras coisas para mais tarde.