Quando se trata de elaborar sua estratégia para conseguir o emprego dos seus sonhos após o college, o resume e seu perfil no LinkedIn são componentes chaves para o seu sucesso. Sem eles, torna-se realmente difícil seguir em frente e ser notado por recrutadores ou empregadores em potencial.
Ambos são essenciais para aumentar sua visibilidade, informar sobre o que você fez em sua carreira e as habilidades que podem torná-lo o mais escolhido para uma posição de trabalho.
Mas qual é o propósito de cada um? Embora ambos tenham similar objetivo, eles têm funções distintas quando combinados.
Recentemente, fiquei chocado ao conhecer alguns alunos internacionais que ainda não haviam criado seus perfis no LinkedIn. Pior ainda, nem mesmo ciente de sua importância e diferenças na comparação com resumes.
Quero abordar esse assunto com você hoje, discutindo as duas principais características para que você guarde em mente. No final, se você os associar às suas iniciativas futuras como estudante internacional, ficarei muito feliz com isso.
Resumes são exclusivos para cada aplicação
Resume é a versão norte-americana do tão conhecido currículo em outros países.
Distinto em sua estrutura, um bom resume deve descrever sua história como profissional. A empresa para a qual você trabalhou, as habilidades em que você é proficiente e as ferramentas em que você tem algum nível de familiaridade.
Existem diferentes tipos de formato, mas, em essência, o resume deve apontar de forma sucinta se você se encaixa em um determinado cargo. Momento este, que pode se tornar um pouco confuso.
Cada resume deve ser criado para cada distinta aplicação de vaga; conseqüentemente, resumes, por natureza, são únicos. Devem informar, preferencialmente, resultados mensuráveis ou realizações que possam indicar sua qualificação para determinado cargo em determinada empresa.
Por outro lado, seu perfil no LinkedIn deve ser mais amplo, não customizado para cada cargo como um resume, até porque seria impossível.
Você deve combinar as palavras-chave e habilidades da maioria das ofertas de emprego que está pensando em se candidatar. Seu perfil deve informar o que você fez tal como um resume, mas não customizado para uma determinada empresa. Deve ser elaborado com base nas expectativas mais comuns para uma determinada posição.
O LinkedIn é uma extensão da sua experiência profissional
Como mencionei antes, resumes possuem limitações em termos de formato. Sendo assim, para referenciar outros aspectos seus como profissional, você pode adicionar algum nível de criatividade ao seu perfil no LinkedIn.
Resumindo, o seu perfil do LinkedIn pode funcionar como uma extensão do seu resume. Como um lugar para adicionar informações adicionais sobre o que você fez que não caberia no tradicional formato de resume.
Aqui estão alguns exemplos de seções informativas que você pode adicionar ao seu perfil do LinkedIn:
- Imagem de certificações
- Link para a página do seu blog
- Link para suas postagens de blog mais relevantes
- Link para o seu portfólio
- Podem ser baixados de qualquer tipo de documento que você goste
- Vídeos
- Apresentações
A lista é do tamanho da sua criatividade. Mas não abuse. Minha dica é considerar os tipos de conteúdo mais atraentes que o ajudarão a ser notado, comunicando o que você fez.
Final takeaways
Provavelmente você concluiu que ambos são importantes. Você entendeu. Explorar o melhor de ambas as ferramentas promoverá seu nome para quem importa. Cuide da sua credibilidade como profissional para que as pessoas entrem em contato com você. É assim que tudo começa.