Skip to content

3 dicas para conseguir mais entrevistas de emprego no LinkedIn

WhatsApp
LinkedIn
Telegram

Para conseguir o emprego dos seus sonhos, entre as iniciativas que você pode considerar, sem dúvida, seu perfil no LinkedIn desempenha um papel fundamental para que você tenha sucesso.

O LinkedIn se tornou o centro de busca de empregos e recrutadores. Lugar onde você deve se posicionar estrategicamente, aumentando as chances de ser visto.

Porém, em contato com vários estudantes e profissionais internacionais no Canadá, ouvi falar das dificuldades para prosperar, o que me chamou a atenção e me motivou a escrever este artigo.

Entre os esforços para conseguir mais entrevistas de emprego no LinkedIn, existem algumas alternativas que você pode considerar, mas os alicerces são cruciais. Estou falando sobre o básico, as peças-chave às quais alguns candidatos não estão prestando atenção e, infelizmente, tendo dificuldades.

Não se esqueça de que um edifício alto requer uma base sólida. A mesma analogia se aplica ao seu perfil do LinkedIn para chamar a atenção dos recrutadores.

Aqui estão os itens essenciais em seu perfil do LinkedIn para obter mais entrevistas de emprego no LinkedIn:

  • Atualize a headline do seu perfil
  • Personalize o seu perfil para a posição que você procura
  • Construa sua rede de contatos

Vamos analizar em cada um deles com mais detalhes.

 

Atualize a headline do seu perfil

Considere a headline do seu perfil como seu slogan composto do conjunto de palavras que melhor representa a posição que você deseja obter mais entrevistas.

Se você está procurando uma posição específica, não perca tempo; inclua-o em na sua headline tal como.

Por outro lado, se você deseja conseguir uma entrevista considerando diferentes posições, tente incluir as palavras-chave mais relevantes relacionadas a essas posições em sua headline.

Em outras palavras: faça com que o título seja algo claro o suficiente para alguém que não o conhece, pare e olhando o seu perfil consiga entender a função com a qual você está familiarizado. Para fazer isso, não exceda, incluindo várias palavras; caso contrário, sua headline parecerá confusa.

Dica profissional: minha recomendação é de no máximo três palavras-chave. Ninguém lerá e processará mais do que três palavras lendo sua headline.

 

Personalize o seu perfil para a posição que você procura

Minha segunda recomendação exigirá algum tempo, mas valerá a pena. Modele seu perfil, sempre olhando com olhos céticos, removendo tudo que não tenha relação com a posição que você almeja.

Alguns recrutadores podem considerá-lo “overqualified” para uma posição em algumas situações. Este é um tópico muito contraditório e provavelmente algumas pessoas dirão que não fará nenhuma diferença.

Minha recomendação é manter apenas o conteúdo alinhado com a sua posição para evitar qualquer risco possível de diluir a atenção do recrutador lendo seu perfil, prestando atenção a partes não relacionadas ao trabalho que você está procurando. Não confunda.

 

Construa sua rede de contatos

Hoje e sempre. Nunca pare seus esforços para construir sua rede. Provavelmente é aqui que a maioria dos profissionais que conheço deixa a bola cair.

E isso acontece por razões diferentes.

Uma das causas é a falsa crença de que esse é um tipo de coisa que “poderei examinar mais tarde”. Diferente de qualquer outra coisa que você pode fazer no LinkedIn, compor uma rede de contatos é o processo que requerá a maior parte do tempo de você.

Para construir uma rede sólida, você deve agregar valor aos seus pares. Você pode precisar de tempo para se apresentar e interagir com outras pessoas, agendando chats, video chamadas e convites para um café. Cada interação não acontecerá durante a noite.

Outra razão se baseia na  falsa crença de subestimação do networking. Somente com ótimas conexões você conseguirá as entrevistas que deseja.

Minha dica profissional: não adie. Incorpore em sua rotina diária a interação com diferentes pessoas no LinkedIn para tornar este pilar o mais sólido em sua estratégia. Você não vai se arrepender.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *