Você pode ter experiência em determinadas habilidades. Você vem desenvolvendo essas habilidades há muito tempo fazendo cursos, lendo livros e se mantendo atualizado sobre as tendências mais atuais.
Ok, é ótimo, mas não é o suficiente. É hora de destacá-las no LinkedIn!
Hoje gostaria de compartilhar algumas dicas práticas para se promover na plataforma social mais importante para profissionais do mundo todo.
Sempre digo que ninguém vai te substituir promovendo suas habilidades. Talvez algumas pessoas possam dizer algumas palavras sobre você, mas o ponto de partida para promover seu potencial deve vir de suas iniciativas de mostrar o que você sabe de melhor.
Aqui está a lista de iniciativas que sugiro para você incluir em seu perfil do LinkedIn a partir de hoje:
- Destaques
- Certificações
- Portfolio
- Interagir com as postagens de outros membros
- Postando
Destaques
Este é um importante espaço no seu perfil do LinkedIn. Logo abaixo da seção de “About/Summary”, este espaço permite que você amplie as possibilidades de promovê-lo como profissional.
Dividido em pequenos “blocos” de informações, você pode associar links a conteúdos sobre você em cada um deles.
Exemplos? Você pode usá-los para adicionar um link promovendo seu portfólio, onde você pode listar todas as suas realizações, entregando aos usuários que visitam seu perfil uma experiência informativa sobre sua carreira.
Você tem um blog próprio? Ótimo, você pode criar uma seção dedicada para sua página no LinkedIn. Com isso, quem visita seu perfil, tem acesso direto ao seu conteúdo original.
As possibilidades são infinitas. Qualquer tipo de conteúdo associado a um link pode ser adicionado a esta seção. Você também pode adicionar uma imagem de capa para criar um visual atraente, fazendo com que a seção de recursos pareça um “catálogo”, 100% personalizável.
No meu caso, estou utilizando uma estratégia pessoal de construção de Personal Branding. Com isso, adicionar Posts de conquistas e momentos relevantes da minha jornada fazem o efeito que desejo, que é informar as pessoas que visitam meu perfil o que faço e como foi chegar até lá.
Pode ser que sua estratégia seja vender seus produtos/serviços na plataforma, assim você pode criar um “artigo” no Linkedin adicionando seus últimos trabalhos. DICA: utilize o storytelling para demonstrar como os seus trabalhos recentes chegaram até você e o impacto/resultados que causaram para seus clientes/parceiros.
Certificações
Eu diria que as certificações são um dos instrumentos universais mais populares para representar suas habilidades. Um ótimo exemplo é o Project Management Institute (PMI), certificação para gerentes de projetos. Independentemente de onde você obtenha o seu como gerente de projeto, ele será reconhecido em qualquer lugar do mundo.
Se você tem algumas certificações obtidas até agora, promova-as em seu perfil do LinkedIn! Existem duas razões principais para isso.
A primeira está relacionada à visibilidade que você terá sobre as habilidades que possui. Embora seja melhor saber algo e ser proficiente do que simplesmente obter um certificado, você tem os dois; por que não promovê-los?
A segunda razão é que as pessoas o verão como uma pessoa que busca se manter atualizado. As faculdades e os diplomas universitários são cruciais, mas certificações oferecem uma perspectiva renovada sobre as expectativas e práticas recomendadas do seu setor.
Portfolio
Eu fiz alguns comentários e recomendações sobre portfólios em meus posts anteriores. Novamente, eu recomendo fortemente trabalhar no seu como um recurso adicional para destacar suas habilidades no LinkedIn.
Você pode representar suas realizações em gráficos, como um infográfico. Ou em uma página separada, incluindo o link na seção de destaques do seu perfil.
Dependendo de como um portfólio é mais utilizado em cada área, divulgue o seu de uma forma alternativa, permitindo que outras pessoas vejam o que você fez até agora.
Confira aqui o artigo que fiz sobre 5 dicas de como compor seu portfólio
Artigo em inglê no Linkedin https://www.linkedin.com/pulse/5-tips-how-compose-your-portfolio-janser-bob/
Interagir com as postagens de outros membros
Inclua esse hábito em sua rotina. Em primeiro lugar, construa sua rede de contatos no LinkedIn cercando-se de pessoas relacionadas ao seu setor.
Procure colegas com funções semelhantes àquelas em que você está trabalhando agora. Caso contrário, procure contatos relacionados ao cargo que procura.
A partir daí, não basta adicioná-los apenas para ter conexões. Incorpore uma interação diária com as postagens de seus colegas em sua rotina, e o LinkedIn irá recompensá-lo, destacando seu perfil em pesquisas futuras conduzidas por recrutadores.
Sim, você leu corretamente. Minha dica aqui é estabelecer uma interação diária. Escolha apenas uma postagem escrita por alguém de sua rede por dia e estabeleça uma conversa. Você ficará surpreso com os resultados.
Postando
Além de interagir com as postagens de outras pessoas, crie e compartilhe conteúdo para destacar suas habilidades no LinkedIn.
Comece identificando uma lista de possíveis tópicos que você tem alguma experiência para compartilhar ou o seu ponto de vista sobre um determinado assunto.
O conteúdo original é altamente recompensado no LinkedIn, posicionando-o como alguém com valor para compartilhar e entregar na plataforma.
Mas não necessariamente tente ir além dos seus limites na largada. Comece com uma postagem por mês, depois uma vez a cada duas semanas, depois semanalmente, etc. Creio que você entendeu meu ponto.
Compartilhe progressivamente sua voz com base no seu nível de confiança até o momento. Logo isso se tornará uma coisa natural em sua rotina.