Como destacar minhas habilidades no LinkedIn

Você pode ter experiência em determinadas habilidades. Você vem desenvolvendo essas habilidades há muito tempo fazendo cursos, lendo livros e se mantendo atualizado sobre as tendências mais atuais.

Ok, é ótimo, mas não é o suficiente. É hora de destacá-las no LinkedIn!

Hoje gostaria de compartilhar algumas dicas práticas para se promover na plataforma social mais importante para profissionais do mundo todo.

Sempre digo que ninguém vai te substituir promovendo suas habilidades. Talvez algumas pessoas possam dizer algumas palavras sobre você, mas o ponto de partida para promover seu potencial deve vir de suas iniciativas de mostrar o que você sabe de melhor.

Aqui está a lista de iniciativas que sugiro para você incluir em seu perfil do LinkedIn a partir de hoje:

  • Destaques
  • Certificações
  • Portfolio
  • Interagir com as postagens de outros membros
  • Postando

Destaques

Este é um importante espaço no seu perfil do LinkedIn. Logo abaixo da seção de “About/Summary”, este espaço permite que você amplie as possibilidades de promovê-lo como profissional.

Dividido em pequenos “blocos” de informações, você pode associar links a conteúdos sobre você em cada um deles.

Exemplos? Você pode usá-los para adicionar um link promovendo seu portfólio, onde você pode listar todas as suas realizações, entregando aos usuários que visitam seu perfil uma experiência informativa sobre sua carreira.

Você tem um blog próprio? Ótimo, você pode criar uma seção dedicada para sua página no LinkedIn. Com isso, quem visita seu perfil, tem acesso direto ao seu conteúdo original.

As possibilidades são infinitas. Qualquer tipo de conteúdo associado a um link pode ser adicionado a esta seção. Você também pode adicionar uma imagem de capa para criar um visual atraente, fazendo com que a seção de recursos pareça um “catálogo”, 100% personalizável.

No meu caso, estou utilizando uma estratégia pessoal de construção de Personal Branding. Com isso, adicionar Posts de conquistas e momentos relevantes da minha jornada fazem o efeito que desejo, que é informar as pessoas que visitam meu perfil o que faço e como foi chegar até lá.

Feature janser Bob Linkedin

Pode ser que sua estratégia seja vender seus produtos/serviços na plataforma, assim você pode criar um “artigo” no Linkedin adicionando seus últimos trabalhos. DICA: utilize o storytelling para demonstrar como os seus trabalhos recentes chegaram até você e o impacto/resultados que causaram para seus clientes/parceiros.

Certificações

Eu diria que as certificações são um dos instrumentos universais mais populares para representar suas habilidades. Um ótimo exemplo é o Project Management Institute (PMI), certificação para gerentes de projetos. Independentemente de onde você obtenha o seu como gerente de projeto, ele será reconhecido em qualquer lugar do mundo.

Se você tem algumas certificações obtidas até agora, promova-as em seu perfil do LinkedIn! Existem duas razões principais para isso.

A primeira está relacionada à visibilidade que você terá sobre as habilidades que possui. Embora seja melhor saber algo e ser proficiente do que simplesmente obter um certificado, você tem os dois; por que não promovê-los?

A segunda razão é que as pessoas o verão como uma pessoa que busca se manter atualizado. As faculdades e os diplomas universitários são cruciais, mas certificações oferecem uma perspectiva renovada sobre as expectativas e práticas recomendadas do seu setor.

Portfolio

Eu fiz alguns comentários e recomendações sobre portfólios em meus posts anteriores. Novamente, eu recomendo fortemente trabalhar no seu como um recurso adicional para destacar suas habilidades no LinkedIn.

Você pode representar suas realizações em gráficos, como um infográfico. Ou em uma página separada, incluindo o link na seção de destaques do seu perfil.

Dependendo de como um portfólio é mais utilizado em cada área, divulgue o seu de uma forma alternativa, permitindo que outras pessoas vejam o que você fez até agora.

Confira aqui o artigo que fiz sobre 5 dicas de como compor seu portfólio

Artigo em inglê no Linkedin https://www.linkedin.com/pulse/5-tips-how-compose-your-portfolio-janser-bob/

Interagir com as postagens de outros membros

Inclua esse hábito em sua rotina. Em primeiro lugar, construa sua rede de contatos no LinkedIn cercando-se de pessoas relacionadas ao seu setor.

Procure colegas com funções semelhantes àquelas em que você está trabalhando agora. Caso contrário, procure contatos relacionados ao cargo que procura.

A partir daí, não basta adicioná-los apenas para ter conexões. Incorpore uma interação diária com as postagens de seus colegas em sua rotina, e o LinkedIn irá recompensá-lo, destacando seu perfil em pesquisas futuras conduzidas por recrutadores.

Sim, você leu corretamente. Minha dica aqui é estabelecer uma interação diária. Escolha apenas uma postagem escrita por alguém de sua rede por dia e estabeleça uma conversa. Você ficará surpreso com os resultados.

Postando

Além de interagir com as postagens de outras pessoas, crie e compartilhe conteúdo para destacar suas habilidades no LinkedIn.

Comece identificando uma lista de possíveis tópicos que você tem alguma experiência para compartilhar ou o seu ponto de vista sobre um determinado assunto.

O conteúdo original é altamente recompensado no LinkedIn, posicionando-o como alguém com valor para compartilhar e entregar na plataforma.

Mas não necessariamente tente ir além dos seus limites na largada. Comece com uma postagem por mês, depois uma vez a cada duas semanas, depois semanalmente, etc. Creio que você entendeu meu ponto.

Compartilhe progressivamente sua voz com base no seu nível de confiança até o momento. Logo isso se tornará uma coisa natural em sua rotina.

Evento Online busca brasileiros para quase 200 vagas no Canadá

Searching jobs online

Diante da pandemia todas as economias mundiais sofreram com o isolamento social, onde não foi diferente aqui no Canadá.

Recentemente fui impactado por uma notícia vinda de uma grande portal brasileiro:

Evento online vai recrutar brasileiros para 200 vagas no Canadá Quase 30 empresas canadenses vão fazer entrevistas de emprego e selecionar profissionais durante evento virtualPortal Exame

Fui investigar um pouco mais e vi que realmente as províncias Canadenses já estão se movimentando para aquecer o mercado de trabalho.

Com a expectativa da retomada econômica após a vacinação, algumas províncias canadenses já estão se antecipando para coletar possíveis candidatos a potenciais setores da economia.

Na verdade, o setor tecnológico sempre esteve em déficit no Canadá, ainda mais depois da pandemia onde as atividades online praticamente aumentaram cinco vezes mais.

A pergunta diante desta notícia é: O que isto nos mostra?

O governo canadense e as províncias estão literalmente baixando as exigências/pré-requisitos e oferecendo possibilidades para profissionais especializados migrarem para o Canadá.

O que posso afirmar é que a notícia é verdadeira e a quem interessar, essa é a grande chance para quem sonha vir morar no Canadá.

Mas já adianto: não basta ser um bom técnico, precisa ser um ótimo técnico preparado para se destacar no mercado. O idioma e o seu Resume/Linkedin farão toda a diferença nesta disputa por vagas.

Quer aprender mais e desbloquear a sua melhor versão no Linkedin e se destacar no mercado Canadense?

Faça sua pré-inscrição na minha mentoria de 30 dias e saia na frente em qualquer disputa por vagas no Canadá.

    A “One thing” que mudou minha trajetória de busca de emprego

    Muitos fatores podem determinar o quão bem-sucedido você terá em sua jornada de busca de emprego. Muitos deles cobrimos regularmente aqui em nosso blog, como currículos, networking, entre outros.

    No entanto, hoje eu gostaria de ajudá-lo, fornecendo uma visão adicional do ponto de vista estratégico.

    Para cada iniciativa nesta trajetória é esperado algum nível de retorno perante os esforços que dedicamos. Mas existe um que me proporcionou um maior nível de retorno na minha procura de emprego: a especialização.

    O Canadá é diferente neste quesito. Provavelmente na América do Norte em geral, eu diria. No geral, espera-se uma evidência clara de habilidades e experiência em alinhamento com as responsabilidades da descrição do cargo.

    Cuidado ao redigir seu currículo ou durante as entrevistas. A situação se complica quando mencionamos tarefas que fizemos em nossa carreira, não necessariamente relacionadas àquele cargo específico. Resultado: Você pode ser qualificado como “overqualified” ou não estar de acordo com as expectativas da descrição de cargo.

    Embora pareça estranho, é assim que, em geral, um processo de contratação é conduzido. Digo em geral porque há exceções sem dúvida, mas em número menor.

    É fundamental, do ponto de vista do candidato, entender essa abordagem cultural quando os recrutadores estão analisando sua aplicação. Dito isso, tenho algumas dicas para você ter sucesso na busca de emprego posicionando-se como especialista em determinada área..

    Análise do Setor de Atuação

    Quando se trata de se posicionar como um profissional especializado no mercado canadense, comece a busca por cargos em seu setor de atuação. Normalmente os nomes deles são diferentes quando comparados com o mesmo tipo de cargo em outros países. A diferença ocorre também quanto à hierarquia dos cargos. Minha recomendação é pesquisar todos os cargos relacionados ao seu setor e, a partir daí, fazer uma lista com aqueles que você entende que estão mais alinhados com as habilidades e experiência que você possui.

    Procure posicionar-se única e exclusivamente de acordo com as expectativas da vaga. Isso aumentará suas chances de ser considerado em um processo de contratação com muitos candidatos concorrendo. Se a descrição de cargo atual não solicitar determinada experiência, por mais que você a possua, não a inclua.

    Exemplo? Não faz sentido incluir em seu currículo que você tem habilidades em photoshop se isso não for solicitado na descrição do trabalho. Evite se posicionar como um generalista, salvo quando exigido e especificado na descrição do trabalho.

    Ferramentas e certificações

    Preste atenção às ferramentas necessárias para a posição que procura. Normalmente, elas são enfatizadas junto com a descrição do trabalho. A proficiência nas ferramentas necessárias para uma função específica é muito apreciada porque funcionam como um indicador, do ponto de vista do recrutador, de que você tem o conhecimento para executar o que é esperado para aquela posição.

    Se as ferramentas contiverem algum elemento que possa comprovar sua proficiência, como uma certificação de software, por exemplo, recomendo fortemente investir nelas. As certificações funcionam como uma forte evidência para apoiar suas habilidades.

    Além disso, o que pode transformar positivamente a sua experiência é ter um portfólio poderoso onde você demonstra todo o seu potencial de entrega.

    Já escrevi sobre isso em artigo anterior 5 dicas de como compor seu portfólio

    Entregas

    Ao reformular-se como um especialista em uma área ou posição específica, recomendo mencionar apenas as suas entregas e resultados relacionados à vaga para ajudá-lo na aplicação como um candidato forte.

    Mesmo que você possa ter realizações anteriores relevantes, se elas não estiverem relacionadas ao cargo que você está procurando, coloque-as de lado em sua aplicação, dando mais visibilidade para as coisas que você fez em alinhamento com a descrição do trabalho.

    Meus takeaways

    É tudo uma questão de alinhamento e como você se mostra como um forte candidato para uma posição específica. Tente entender que o recrutador é responsável por encontrar candidatos o mais próximo possível das expectativas do cargo.

    Mesmo que no futuro você precise executar tarefas que exigem um conjunto mais amplo de habilidades, durante o processo de contratação é fundamental alinhar-se apenas com o que é necessário para aumentar suas chances de sucesso.

    Se você precisa melhorar, atualizar ou obter mais habilidades, use o aprendizado do Linkedin como um caminho rápido para obtê-las.

    The one thing that changed my job search trajectory

    Many factors may determine how successful you will be in your job search journey. Many of them we regularly cover here on our blog, such as resumes, networking, among others.

    However, today I would like to help you by providing one additional insight from the strategic point of view.

    For every single initiative in this trajectory is expected some level of return from the efforts we dedicate. But there is one that provided me with a higher level of return in my job search: Specialization.

    Canada is different in this matter. Probably North America in general, I would say. Overall, it is expected clear evidence of skills and experience in alignment with the job description responsibilities.

    Careful when writing your resume or during interviews. The situation gets complicated when we mention additional things that we did in our career not necessarily related to that particular job position. The result: You may be qualified as overqualified or not in alignment with the job expectations.

    Although it sounds weird, this is the way how, in general, a hiring process is conducted. I say in general because there are exceptions but in a lower number.

    It is critical from the candidate’s perspective to understand this cultural approach when recruiters are analyzing your application. With that said, I have some tips for you to be successful in your job search with specialization.

    Industry analysis

    When it comes to positioning yourself as a specialized professional in the Canadian market, start searching for job titles in your industry. Normally the names of them are different when compared with the same kind of position in other countries. The difference includes the hierarchy of the position as well. My recommendation is to research all the job titles related to your industry and, from there, make a list with the ones you understand are more in alignment with the skills and experience you have.

    Try to position yourself only and exclusively according to the expectations. It will increase your chances of being considered in a hiring process with many applicants. If the current job description is not requesting, do not include it.

    Example? Does not make sense to include in your resume that you have photoshop skills if it is not requested in the job description. Avoid positioning yourself as a generalist unless when required and specified in the job description.

    Tools and certifications

    Pay attention to the required tools for the position you are looking for. Normally they are emphasized along with the job description. Proficiency in the tools required in a particular role is very appreciate because they work as an indicator from the recruiter’s point of view that you have the knowledge to execute what is expected for that position.

    If the tools have some element that could prove your proficiency, like a software certification, for instance, I highly recommend investing in them. Certifications work as a piece of strong evidence to support your skills.

    In addition, what can positively transform your experience ‘and have a powerful portfolio where you demonstrate your full delivery potential.

    I already wrote about it in a previous article 5 tips on how to compose your portfolio

    Deliverables

    When reframing yourself as a specialized in a particular area or position, I recommend mentioning only related deliverables to help you apply as a strong candidate.

    Even though you may have relevant past achievements, if they are not related to the position you are looking for, put them aside in your application, giving more visibility for the things you did in alignment with the job description.

    My takeaways

    It’s all about alignment and how you show up as a strong candidate for a particular position. Try to understand that the recruiter is responsible for finding candidates as close as possible to the job expectations.

    Even though in the future you may be required to execute tasks requiring a broader set of skills, during the hiring process it is critical to align yourself only with what is required to increase your chances of success.

    If you need to improve, update, or get more skills, use Linkedin learning as a fast track to getting them.

    Linkedin x Resume: Onde devo focar?

    Quando se trata de elaborar sua estratégia para conseguir o emprego dos seus sonhos após o college, o resume e seu perfil no LinkedIn são componentes chaves para o seu sucesso. Sem eles, torna-se realmente difícil seguir em frente e ser notado por recrutadores ou empregadores em potencial.

    Ambos são essenciais para aumentar sua visibilidade, informar sobre o que você fez em sua carreira e as habilidades que podem torná-lo o mais escolhido para uma posição de trabalho.

    Mas qual é o propósito de cada um? Embora ambos tenham similar objetivo, eles têm funções distintas quando combinados.

    Recentemente, fiquei chocado ao conhecer alguns alunos internacionais que ainda não haviam criado seus perfis no LinkedIn. Pior ainda, nem mesmo ciente de sua importância e diferenças na comparação com resumes.

    Quero abordar esse assunto com você hoje, discutindo as duas principais características para que você guarde em mente. No final, se você os associar às suas iniciativas futuras como estudante internacional, ficarei muito feliz com isso.

    Resumes são exclusivos para cada aplicação

    Resume é a versão norte-americana do tão conhecido currículo em outros países.

    Distinto em sua estrutura, um bom resume deve descrever sua história como profissional. A empresa para a qual você trabalhou, as habilidades em que você é proficiente e as ferramentas em que você tem algum nível de familiaridade.

    Existem diferentes tipos de formato, mas, em essência, o resume deve apontar de forma sucinta se você se encaixa em um determinado cargo. Momento este, que pode se tornar um pouco confuso.

    Cada resume deve ser criado para cada distinta aplicação de vaga; conseqüentemente, resumes, por natureza, são únicos. Devem informar, preferencialmente, resultados mensuráveis ou realizações que possam indicar sua qualificação para determinado cargo em determinada empresa.

    Por outro lado, seu perfil no LinkedIn deve ser mais amplo, não customizado para cada cargo como um resume, até porque seria impossível.

    Você deve combinar as palavras-chave e habilidades da maioria das ofertas de emprego que está pensando em se candidatar. Seu perfil deve informar o que você fez tal como um resume, mas não customizado para uma determinada empresa. Deve ser elaborado com base nas expectativas mais comuns para uma determinada posição.

    O LinkedIn é uma extensão da sua experiência profissional

    Como mencionei antes, resumes possuem limitações em termos de formato. Sendo assim, para referenciar outros aspectos seus como profissional, você pode adicionar algum nível de criatividade ao seu perfil no LinkedIn.

    Resumindo, o seu perfil do LinkedIn pode funcionar como uma extensão do seu resume. Como um lugar para adicionar informações adicionais sobre o que você fez que não caberia no tradicional formato de resume.

    Aqui estão alguns exemplos de seções informativas que você pode adicionar ao seu perfil do LinkedIn:

    • Imagem de certificações
    • Link para a página do seu blog
    • Link para suas postagens de blog mais relevantes
    • Link para o seu portfólio
    • Podem ser baixados de qualquer tipo de documento que você goste
    • Vídeos
    • Apresentações

    A lista é do tamanho da sua criatividade. Mas não abuse. Minha dica é considerar os tipos de conteúdo mais atraentes que o ajudarão a ser notado, comunicando o que você fez.

    Final takeaways

    Provavelmente você concluiu que ambos são importantes. Você entendeu. Explorar o melhor de ambas as ferramentas promoverá seu nome para quem importa. Cuide da sua credibilidade como profissional para que as pessoas entrem em contato com você. É assim que tudo começa.

    Linkedin x Resume: Where should I focus?

    When it comes to elaborate your strategy to land on dream job after college, resumes and your LinkedIn profile are mandatory components to succeed. Without them, it turns really difficult to move on and get noticed by recruiters or potential employers.

    Both are critical to boost your visibility, inform about what you have done in your career, and the skills that could make you the best fit for a job position.

    But what is the purpose of each one? Although both serve the same objective, they have distinct functions in your mix of initiatives.

    Recently, I was shocked to meet some international students who had not yet created their LinkedIn profiles. Worse still, not even aware of its importance and differences in comparison with resumes.

    I want to discuss this with you today, addressing the two main differences for you to keep in mind. In the end, if you associate them with your future initiatives as an International student, I would be delighted with that.

    Resume is unique for each job application

    Resume is the North American version of the as well know curriculum in other countries.

    Distinct in its structure, a good resume should describe your history as a professional. The company’s you worked for, the skills you are proficient in, and the tools your have some level of familiarity.

    There are different types of format, but in essence, a resume should succinctly indicate if your profile is a good fit for a particular job position. That’s when it gets tricky.

    Every resume should be created for each job application; consequently, resumes, by nature, are unique. They should inform, preferably numbers or achievements that could indicate your qualification for a particular position in a particular company.

    On the other hand, your LinkedIn profile should be broader, not customized for each job position like a resume, because it would be impossible.

    You should combine the keywords, skills, and sentences required for most of the job offers you are considering to apply. Your profile should inform what you have done, like a resume, but not customized for a particular company. It should be elaborated based on the most common expectations for a particular position.

    Linkedin is an extension of your career experience

    As I mentioned before, summaries have limitations in terms of format. So, to reference other aspects of yourself as a professional, you can add some level of creativity to your LinkedIn profile.

    In short, your LinkedIn profile could operate as an extension of your resume. Like a place to add additional information about what you have done that wouldn’t fit in your resume.

    Here are some examples of informative sections you could add to your LinkedIn Profile.

    • Image of certifications
    • Link to your blog page
    • Link to your most relevant blog posts
    • Link to your portfolio
    • Downloadables of any sort of document you like
    • Videos
    • Presentations

    The list is the size of your creativity. But don’t abuse it. My tip is to consider the most attractive types of content that will help you get noticed by communicating what you have done.

    Fina takeaways

    Probably you concluded that both are important. You got it. Explore the best of both tools will promote your name to who matters. Take care of your credibility as a professional to make people get in touch with you. That’s how everything starts.

    Desafios que enfrentei como estudante internacional no Canadá

    obstacles must be overcome

    A decisão de obter um diploma em outro país como estudante internacional é um marco importante. É provavelmente responsável por um dos grandes passos que você pode dar em sua carreira e, por que não dizer, em sua vida.

    Porém, como qualquer outro grande projeto, nos surpreendemos com imprevistos de uma realidade a que não estamos acostumados, mudando nossas expectativas iniciais e pondo em risco todo o plano de terminar nossos estudos se não estivermos preparados para isso.

    Como ex-estudante internacional, enfrentei muitos. E para ser honesto com você, nenhum deles estava na minha lista de possíveis obstáculos quando entrei no Canadá pela primeira vez para começar meus estudos.

    A lista de desafios é grande e pode definitivamente mudar com base em como seu plano está preparado para lidar com eles de forma proativa. Olhando para trás e refletindo sobre aqueles dias, gostaria de ter alguém para me dizer quais são as mais representativas.

    Adivinha? Hoje vou compartilhar com você. Aqui estão eles:

    1. Logística
    2. Custo de vida
    3. Cronograma
    4. Distrações

    Vamos nos aprofundar um pouco em cada desafio que experimentei como estudante internacional:

    Logística:

    Para a maioria dos estudantes internacionais, você não está apenas começando um novo curso ou pós-graduação em um país diferente, mas também está começando uma nova vida em um novo lugar do zero. Então, as chances são de que, em termos de logística, você conte com transporte público.

    De modo geral, o Canadá oferece um serviço de classe mundial em termos de transporte público. Por exemplo, em Toronto, a TTC (Toronto Transit Commission) oferece um bom nível de serviço que pode levá-lo literalmente a qualquer ponto da cidade.

    Mas nada é perfeito. Você precisará se preparar para eventuais atrasos, mudanças de rota ou eventos climáticos, como neve, que podem e irão apertar sua programação. Para muitos, ter um carro não é uma opção quando você está apenas começando. Portanto, se você costumava ter mais liberdade para dirigir seu próprio carro de volta para casa, acrescente minutos adicionais em sua programação todos os dias para chegar a tempo para seus compromissos.

    Custo de vida:

    O custo de vida tem crescido exponencialmente a cada ano no Canadá. Especialmente para um estudante internacional, não é barato começar uma nova viagem devido aos custos de representação que você pode ter no início de sua viagem, como aluguel.

    Economize separadamente para despesas inesperadas e adote um estilo de vida frugal durante o período da faculdade.

    Embora você possa trabalhar meio período como estudante internacional, não será pago como funcionário em tempo integral como receberá depois de seus estudos; portanto, cada dólar precisa ser gasto com sabedoria.

    Cronograma:

    O esboço tradicional do curso de um programa de pós-graduação no Canadá é repleto de conteúdo, compactado em um curto período de tempo. É a forma como eles são projetados, não importa a faculdade que você escolher.

    Dito isso, não há nada que você possa fazer ao invés de criar uma agenda sólida para organizar todas as tarefas, apresentações e sessões de estudo necessárias. Eles literalmente deixarão você sobrecarregado em algum momento ao longo do semestre.

    Minha dica profissional: Faça um planejamento e estude um pouco todos os dias. Não adie tudo para o final do semestre. Essa ação proativa simples vai economizar muita energia, ajudando você a ter sucesso.

    Distrações:

    Por ser um país desenvolvido com uma ampla variedade de serviços e produtos, é fácil se distrair durante seus estudos como estudante internacional. Distrações que podem fazer você gastar mais dinheiro do que deveria, afastando-o das coisas nas quais você deve prestar atenção e priorizar.

    Nunca se esqueça de que o networking, como mencionei em posts anteriores, é fundamental para o seu sucesso como estudante internacional, portanto, faça o possível para se envolver com seus professores. Invista seu tempo em coisas que irão alavancar as etapas críticas necessárias para o sucesso e adie as outras coisas para mais tarde.

    5 tips on how to compose your portfolio

    Everyone needs a portfolio. That’s what I would tell you if you ask me. In partnership with your resume, a portfolio can amplify your visibility as a professional and give you a significant advantage compared to another candidate who doesn’t have one.

    Well, it might make sense you probably would say. But portfolios are only for designers or architects, correct?

    The answer is no. You can definitely incorporate this asset in your job hunt toolbox and creating a significant competitive advantage for you.

    Let me give 5 tips on how to compose your portfolio:

    Top Achievements

    The most popular portfolio, the one used by designers, typically includes the best visuals create for one particular campaign or client. Sometimes they referrer as well the customer problem and the outcomes.

    Well, the same thing you can do even if you aren’t a designer. To start, list all your achievements you have accomplished in your career. They may be related to a project you were a member of, a volunteer task you were responsible for a result you generated, such as a sales or a milestone you’ve achieved.

    The idea is to list all the things you have done to identify the top ones, the ones that are more significant in terms of impact and results generated.

    These achievements are the ones you will include in your portfolio, like examples of the things you have made that represented your contribution to the role you were responsible for.

    As a bonus, it will help you as a recap of all the main things you have made, providing clarity and confidence when talking about your portfolio.

    Translate in numbers

    Numbers create trust. They turn events and actions tangible from the recipient’s perspective, making it easier to understand what was done.

    Do your best to identify and include in your portfolio as much quantitative information as possible. Regardless of the kind of job you are searching for, describe what you did and the outcome.

    Customer satisfaction, sales, cost reduction, revenue, productivity metrics, etc. Every single project creates an impact on a particular metric that measures how successful you were in your contribution.

    When you translate your achievements into numbers, you are making your pitch about yourself easier to explain as well. People tend to memorize numbers easier when they are internalized into a story.

    Compare both sentences:

    Sentence #1:
    “I was responsible for customer satisfaction.”

    Sentence #2

    “I was responsible for customer service, increasing the customer satisfaction from 30% to 60% in 3 months.”

    Which one is more attractive and enticing for you? I think you got my point.

    Adapt according to the job description

    By default, you should have a particular portfolio for every single job application to highlight your achievements based on the job description requirements.

    However, my suggestion is to compose a generic portfolio that represents all the great things you have made that you could use in all kinds of applications.

    From there, you can customize your portfolio, adding or removing some achievements, depending upon the job description’s expectations.

    Try to be more specific as you can in your job hunt. Otherwise, you may need to create a large list of achievements, which may not be productive for you.

    Make it online

    Yes, to amplify its visibility, build your portfolio online. There are out there many free tools to compose your portfolio for free. Sharing your portfolio in a single link will make your life way easier when promoting yourself for recruiters and in your networking.

    Don’t be picky, expecting to develop the best portfolio in the world in your first round of development. Baby steps are key here. Shape its content progressively, trying to conveying your achievements with as much clarity as you can.

    One fast and simple alternative is to compose your first portfolio in a PDF. Then, add it to your LinkedIn profile in the “featured” section, dedicated area to upload any kind of file you consider relevant to include in your profile.

    Keep it updated

    Regardless of the format, keep your portfolio updated is critical. Schedule periodic reviews based on the achievements are have accomplished and the market expectations.

    Chances are that as far you go in your career, the more specialized you will be positioned.

    As you become more specialized, you should highlight in your portfolio only the achievements related to your current role or the ones that can create a “bridge” between your current role and the position you are striving for.

    Keep it fresh, update, and visually attractive is important to represent the best version of yourself.

    Want to know more about….